Terapia de EMDR

Uma das premissas básicas do EMDR é a de que a maior parte das psicopatologias se baseia em experiências remotas de vida. É uma metodologia complexa que envolve vários componentes neuropsicológicos.


Conhecendo um pouco da Terapia de EMDR

O que é EMDR?

EMDR é uma sigla em inglês que significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing – Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares; técnica desenvolvida pela Neuropsicóloga Francine Shapiro na década de 80 nos Estados Unidos.

Desde então, através de comprovações científicas, tem-se mostrado extremamente eficiente no tratamento de inúmeros problemas psicológicos e emocionais especialmente relacionados a eventos traumáticos, através do modelo PAI – Processamento Adaptativo da Informação.

Basicamente o EMDR funciona como o sono REM, o estágio de sono em que seus olhos se movem de um lado para outro. Da mesma forma que sonhar ajuda seu cérebro a compreender o dia e a fazer o download de informações de sua memória de longo prazo, a terapia EMDR pode ajudá-lo a trabalhar e a processar memórias antigas dolorosas e traumas.

É uma terapia segura e sem efeitos colaterais, sua eficácia já foi demonstrada em uma série de estudos e testes, inclusive com uso de ressonância magnética.

A abordagem é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.


Quando procurar um terapeuta certificado em EMDR?

Apesar da maioria das pesquisas com EMDR serem voltados para portadores de TEPT – Transtorno de Estresse Pós Traumático, o EMDR também é utilizado para tratar vários problemas psicológicos como: ataques de pânico, fobias, distúrbios alimentares, dependência química, ansiedade, estados patológicos de luto, ansiedade, depressão, dores crônicas, problemas psicossomáticos entre outros.

A terapia é destinada a crianças, adolescentes e adultos.

Importante ressaltar que o psicólogo que emprega o método do EMDR deve ser certificado por meio do EMDR Institute Iberoamérica ou pelo EMDR Europa.

emdr
Cérebro mostrando hiperatividade em vermelho | Mesmo cérebro após tratamento com EMDR